Jogos que marcam – God of War

A mitologia grega é extremamente rica em pormenores. As histórias protagonizadas por deuses e deusas, heróis e criaturas tornam-se, assim, uma excelente oportunidade para a criação de videojogos com um enorme potencial. E foi isso que os estúdios da Santa Monica decidiram fazer ainda na anterior geração de consolas.

Estávamos em 2005 quando God of War surgiu na Playstation 2 e desde então, este título tornou-se uma referência no panorama mundial. Na verdade, God of War foi o apogeu da consola de sucesso da Sony, e é unânime dizer que a nível gráfico definiu um patamar  altíssimo, dificilmente alcançável pelos restantes criadores de videojogos. Eu diria mesmo que já na actual geração, com todo o esplendor HD, ainda surgem jogos com pior qualidade gráfica que God of War 2, que foi lançado em 2007.

A trilogia foi agora terminada, já na Playstation 3, e em jeito de conclusão rápida, a série nunca perdeu o seu fulgor. A série de Kratos é mesmo das poucas em toda a história dos videojogos que conseguiu sempre manter-se ao mesmo nível. Existem vários pontos comuns entre os três títulos sendo que a excelência gráfica foi sempre um dos aspectos mais trabalhados, e é impressionante a atenção que os estúdios deram ao detalhe. A sensação de escala do jogo é brutal, e se nos dois primeiros capítulos isso já era notório, no último é de nos deixar de boca aberta. O goreapresentado é outro dos aspectos que definiram a saga. A dimensão dos cenários e dos titãs é arrebatadora, e conseguir derrotar estes gigantes é uma clara demonstração da força bruta que Kratos detém e que está também ao nosso alcance. Aliás, Kratos é uma das personagens mais fortes em termos de carácter que alguma vez nos foi colocada nas mãos e que melhor nos transmite o poder que só os deuses têm. Forte e determinado, ele é sem dúvida um Deus com uma grande sede de vingança. Apesar da trama não ser tão rica como a própria mitologia grega, ela cumpre os objectivos propostos, sendo que estamos a falar de um título blockbuster repleto de acção, onde o foco é colocado no progresso do jogador e em… Zeus, o Deus de todos os deuses e pai de Kratos.

Outro aspecto fulcral em qualquer videojogo é a banda sonora, e aqui God of War também não desilude. As músicas são orquestradas e fortes, e ajudam claramente a tornar a experiência mais rica. Até aqui a série foi sempre consistente, oferecendo pérolas atrás de pérolas. Sigam o link para ouvir todas as músicas do último capítulo.

A qualidade inerente ao título é evidente. Poucos são os jogos que conseguem atingir altos níveis de qualidade constantes, e logo no primeiro contacto com God of War ficamos a perceber que estamos perante um título épico em todo o sentido da palavra. É que nem Zeus é obstáculo para Kratos!

Acreditem, esta é daquelas trilogias que não devem deixar escapar de maneira alguma!

Anúncios

3 Responses to Jogos que marcam – God of War

  1. alex says:

    Visualmente é um estrondo, e em termos de jogabilidade é também dos melhores jogos que vamos encontrando. E por ler este texto, tenho que me lembrar que me falta comprar ainda a GoW Collection ;)

    Bom texto

    Continuação ;)

    • andrebottles says:

      Só consegui jogar o GOW1 e 2 já na actual geração, mas graças à retrocompatibilidade da PS3! Mas gostava de os jogar com a actualização do HD…

      • Pedro says:

        Não sei qual é o problema dos jogadores com o HD…

        Adorei o GOW3, apesar de não ser melhor que o GOW2. O único defeito que encontro é que o início do jogo é TÃO bom que o resto do jogo não consegue manter aquele UAU. Don’t get me wrong, o resto do jogo é excelente, só que as expectativas ficam altas de mais com o principio. Já li que a saga vai continuar, mas plamordeus, já está tudo morto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: